fbpx

Os 12 principais alimentos com alto teor de energia

Uma das melhores maneiras de ter um estilo de vida saudável e manter um bom peso é ingerir alimentos que mantenham seus níveis de energia ao longo do dia.

A lista a seguir fornece 12 alimentos comuns que foram escolhidos por sua capacidade de fornecer energia ao corpo.

Alguns dos alimentos fornecem energia de liberação lenta a partir de carboidratos saudáveis , que são a principal fonte de energia do corpo.

Outros contêm uma gama de vitaminas e minerais importantes envolvidos nos processos de produção de energia celular no corpo.

Fontes de proteína de boa qualidade também estão incluídas, pois são necessárias para a manutenção dos tecidos do corpo, incluindo músculos.

1. Aveia

Uma tigela de mingau de aveia com mirtilos.

A aveia é uma das melhores fontes de energia de liberação lenta de carboidratos complexos de baixo IG, para mantê-lo ativo durante toda a manhã.

Também é uma ótima fonte de vitaminas B, que são necessárias para converter alimentos em energia.

2. Espinafre

O espinafre é rico em ferro , magnésio e potássio. O ferro transporta o oxigênio necessário para a produção de energia.

O magnésio desempenha um papel vital na produção de energia e, junto com o potássio, é importante para a função nervosa e muscular.

3. Batata doce

A batata-doce é uma fonte fantástica de carboidratos complexos, junto com ferro, magnésio e vitamina C. A vitamina C é necessária para transportar gorduras para as células do corpo para a produção de energia.

4. Ovos

Os ovos são uma completa proteína , (proteína que contém todos os aminoácidos essenciais), B-vitaminas, gorduras saudáveis, e alguns vitamina D .

Eles também fornecem colina, o precursor do neurotransmissor acetilcolina, que ativa o músculo esquelético.

5. Frutas

As frutas fornecem açúcares naturais, que são rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea e por um instante estimulam . As frutas também são ricas em fibras , vitaminas e antioxidantes.

6. Chá verde

O chá verde contém uma pequena quantidade de cafeína para um aumento de energia, mas sem os efeitos colaterais “nervosos” de bebidas com cafeína mais forte, como o café. Mas chá verde também pode ajudar a reduzir o colesterol .

7.Nozes

As nozes são densas em energia devido ao seu alto teor de gorduras saudáveis . Eles também são ricos em vitaminas e minerais.

Mergulhar as nozes em água durante a noite as ‘ativa’ (inicia o processo de germinação ou germinação) aumentando ainda mais o valor dos nutrientes e tornando-as mais fáceis de digerir.

8. Soja

A soja é rica em proteínas, vitaminas B, cobre e fósforo . O cobre e o fósforo estão envolvidos na conversão dos alimentos em energia e na sua liberação nas células, para que possam ser usados ​​pelo corpo.

9. Peixes

Peixes como salmão, sardinha e cavala são uma excelente fonte de proteínas completas, vitaminas B, gorduras essenciais e vitamina D. A falta de vitamina D pode causar falta de energia, fadiga muscular e mau humor.

10. Sementes (sementes de abóbora e abóbora)

As sementes são uma excelente fonte de proteína, gorduras saudáveis ​​e minerais envolvidos na produção de energia – incluindo manganês, magnésio, fósforo e zinco.

O zinco é necessário para a produção de hormônios no corpo que afetam a energia e o humor. Também é importante para a recuperação muscular após o exercício.

11. Iogurte natural

O iogurte contém bactérias vivas com muitos benefícios à saúde, incluindo a regulação do sistema imunológico, melhorando a digestão (para que mais nutrientes que fornecem energia sejam absorvidos) e possivelmente até melhorando o humor.

12.Água

A desidratação é uma das maneiras mais rápidas de sentir a queda dos níveis de energia física e mental. Mesmo uma desidratação leve de 1-2% pode afetar o humor, os níveis de energia e a capacidade de concentração. Beba 8 copos por dia para manter seus níveis de energia elevados.
Fatos nutricionais para água da torneira .


BAIXE GRÁTIS O NOSSO GUIA DE SUPERMERCADO E LISTA DE COMPRAS SAUDÁVEL


Dicas para aumentar e manter os níveis de energia ao longo do dia

Mantenha bons níveis de açúcar no sangue – A energia de uma refeição bem balanceada pode durar até 4 horas, então o ideal é você não querer ficar mais tempo do que isso sem comer. Isso significa ter 3 refeições e 2 a 3 lanches distribuídos uniformemente ao longo do dia.

Evite alimentos com alto teor de açúcar – alimentos com alto teor de açúcar podem causar um aumento no açúcar no sangue, o que faz com que seu corpo libere muita insulina. O excesso de insulina então cria uma queda nos níveis de açúcar no sangue, conhecida como “queda do açúcar”.

Escolha a combinação certa de alimentos para suas refeições – A melhor combinação para energia sustentada que durará 4 horas completas são carboidratos de baixo IG combinados com proteínas.

Os carboidratos de baixo IG liberam sua energia lenta e gradualmente na corrente sanguínea. Eles incluem batata-doce e grãos integrais, como aveia, arroz integral e pão de trigo integral. Feijão e lentilha são ótimos porque contêm carboidratos de baixo IG e proteínas embaladas convenientemente juntas.

Outras boas fontes de proteína incluem peixe, frango, carne magra, tofu, iogurte, nozes e sementes.

Inclua algumas fontes saudáveis ​​de gordura – Gorduras como azeite de oliva, nozes e peixes oleosos irão ajudá-lo a se sentir satisfeito e evitar que coma demais. Evite muita cafeína – Muita cafeína realmente esgota os níveis de energia a longo prazo.

Deixe um comentário